ARTIGOS

O Ponto IG4

O Ponto número 4 da via dos sopros (meridiano) do Intestino Grosso - Hé Gú - é o ponto Yuan (fonte) desta via (meridiano). Também é um ponto do elemento madeira. De acordo com os princípios da MTC, os pontos Yuan/fonte são conectados com o SANJIAO (Triplo Aquecedor) e seus efeitos são as transformações do QI através do corpo. Portanto, o IG4 é um ponto essencial, que naturalmente aumenta a força curativa dos tratamentos.

O Intestino Grosso tem uma relação interior/exterior (BIAO/LI) com o Pulmão (meridianos acoplados) e uma relação de alternância energética com o rim (meio dia/meia noite). Além disso a grande via (grande meridiano) Yangming tem abundante quantidade de sangue e qi, proporcionando desta forma, ao IG4, um efeito regulatório na respiração, digestão e circulação.

Este ponto é comumente usado para tratar doenças dos cinco sentidos. Ele é efetivo para tratar os dentes, os olhos, nariz e garganta. Um ramo do Intestino Grosso atravessa a fossa supraclavicular e penetra no pescoço, aonde ascende para circular através da gengiva dos dentes inferiores, circula por fora do lábio superior e encontra a si mesmo no ponto DU-26 (Rén Zhõng). Lá o ramo esquerdo segue para a direita enquanto o ramo direito segue para a esquerda e esta via (meridiano) ascende ao lado das narinas aonde encontra com o Yangming do pé (via/meridiano do estômago). Essa relação de interior e exterior desta via (meridiano) permite ao IG4 tratar as patologias da face e boca (frequentemente em combinação com o IG11 - Qú Chi) e também as alterações da articulação temporo-mandibular.

O IG4 trata os sintomas de anemia que podem ocorrer na face ou cabeça muito efetivamente. Quando usado para tratar a oclusão palpebral decorrente de paralisia facial usualmente seus resultados são imediatos. É também muito efetivo para ptose palpebral e para artrite da ATM.
Este ponto pode ser usado como um ponto único para o tratamento da enxaqueca, muito embora seja mais efetivo associado com o F3 (formação dos 4 portais), especialmente se esta estiver relacionada ao JUEYIN.

Para tratar acúmulo de secreção no nariz ou rinite temos um excelente resultando picando o IG4 do lado oposto ao doente, adicionando-se o IG20 ( ying xiãng) para conduzir o Qi ao local doente.

O IG4 trata dor de dente, sensibilidade dentinária e tonsilite aguda. É muito eficiente para a dor de origem dentária e normalmente apenas a aplicação deste ponto do lado oposto ao afetado utilizando-se a técnica de "movimentação do Qi" é suficiente para aliviar a dor. O IG4 é mais efetivo para dores dentárias relacionadas à arcada inferior, porém, em combinação com E36 (zu san lí) ele também é efetivo para dores na arcada superior.

Quando o IG4 é usado para tratar inchaço e dor na garganta, tonsilite aguda ou resfriado comum é melhor quando associado ao IG11 (shào shãng).

O IG4 reduz a febre e induz o suor e também pára o suor. Sedando-se o IG4 e tonificando o R7 ou R8 para o suor excessivo.

PROBLEMAS DE PELE. Usando moxabustão no IG4 trata-se furúnculos e abscessos, inclusive as acnes faciais; é mais efetivo combinado com IG11 (moxa em ambos).

TOSSE CRÔNICA. Para tosse de origem frio ou crônica, tonificação do IG4 e sedação do BP6 (sãn Yin Jiao). É efetivo para parar os soluços.

O IG4 combinado com F3 (tài chong) refere-se abertura dos 4 portais. O IG4 é um ponto fonte de um importante meridiano Yang, enquanto o F3 de um importante meridiano Yin. Os 4 portais tem uma mútua interação e uma mutua assistência do yin com o yang e com o de cima com o debaixo, e são um dos mais importantes pontos para acalmar e aliviar a dor. São muito efetivos para tratar derrame, corea pediátrica, paralisias sistêmicas, hipertensão, tontura com distúrbios visuais, insônia, epilepsia e etc.

Além disso o IG4 é um dos 12 pontos de Ma Danyang e um dos 9 pontos para recuperar o Yang.


Por Luiz Arias.


Veja Também:

EFT - Um Curso Para Curar a Sua Vida

Capacitação Em Acupuntura

Atendimento Emergencial Com Acupuntura

Curso de Sangria Terapêutica

Vasos Curiosos

"... A principal função destes meridianos consiste em regularizar a circulação do Qi e do Xue nos Doze Meridianos Regulares. Quando estes Meridianos Regulares estão repletos, Qi e Xue em abundância fluem nos Oito Meridianos Extra, a fim de serem armazenados para uso posterior."

                                                                                                    ( Gen Junying Su Zhihong, 1996 )


O estudo dos Vasos Maravilhosos, é de suma importância na Acupuntura Coreana , pois com a aplicação dos pontos destes vasos, se consegue um resultado mais eficiente usando menos pontos da Acupuntura.

Os Canais Curiosos (ou Vasos Maravilhosos, Extraordinários), funcionam como reservatório de Qi dos Canais principais, podendo tanto absorver o excesso de Qi (energia) destes Canais, quanto transferir Qi para eles, nas condições de deficiência.

Estes vasos mantém uma estreita relação com os Rins, sendo que o Vaso Governador, Vaso Concepção e Vaso Penetrador têm origem nos Rins (conectam-se diretamente à Essência).

O Yin Qiao Mai é uma extensão do Canal do Rim, assim como o Yang Qiao Mai é uma extensão do Canal da Bexiga.

Além disso, Ying Wei Mai e Yang Wei Mai se originam, respectivamente, em pontos do Canal do Rim e da Bexiga.

Devido a esta relação, eles contém e circulam o Jing (Essência) dos Rins, fazendo a integração entre a circulação de Qi e Jing no organismo.

Dentre os oito Canais Curiosos, apenas Du Mai e Ren Mai possuem pontos próprios, os demais tomam pontos emprestados, por assim dizer, dos Canais Principais.

Os Canais Curiosos podem seguir algumas distintas divisões, um agrupamento muito usado para o tratamento através deles é a divisão em pares de mesma polaridade:

Vaso Governador (Du Mai) e Vaso Yang do Calcanhar (Yang Qiao Mai)

Pontos de comando: ID3 e B62.

Vaso da Concepção (Ren Mai) e Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai)

Pontos de comando: P7 e R6.

Vaso Penetrador (Chong Mai) e Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai)

Pontos de comando: BP4 e CS6.

Vaso da Cintura (Daí mai) e Vaso Yang de Conexão (Yang Wei Mai)

Pontos de comando: VB41 e TA5

Neste caso, quando se deseja ativar um Canal específico, utiliza-se o ponto de comando (abertura) do Canal desejado juntamente com o ponto de comando de seu par correspondente.

Adquira o Ebook MANOPUNTURA E VASOS CURIOSOS, onde você verá uma descrição detalhada de cada Vaso Curioso, com seus pontos de comando e aplicação destes pontos na Acupuntura Coreana das Mãos, dentre muitas outras coisas.

Acesse este link para mais informações:  https://dld.bz/e6SK5


Veja Também:

EFT - Um Curso Para Curar a Sua Vida

CONAACUP - Congresso Nacional de Acupuntura e Terapias Alternativas


Receba uma AMOSTRA GRÁTIS do Ebook CURA-TE PELA ACUPUNTURA SEM AGULHAS !
Acesse o Formulário abaixo e não se esqueça de verificar a sua Caixa de E-mail!

MERIDIANO DO BAÇO-PÂNCREAS

(Pi-Ching)

Este Meridiano comanda as funções combinadas dos órgãos, baço, pâncreas. Tem função importante no psiquismo e sobre o aparelho urogenital. Tem a função de manter o sangue circulando dentro dos vasos, prevenindo perdas sanguíneas e permite um perfeito funcionamento dos músculos, mantendo-os fortes. Sua expressão emocional é a ansiedade.

Número de Pontos:

21 pontos bilaterais

.
Pontos Mais Importantes:

Ponto de Alarme (PA) = F13
Ponto de Tonificação (PT) = BP2
Ponto de Sedação (PS) = BP5
Ponto Fonte (PF) = BP3
Ponto de Assentamento (PAs) = B20
Ponto Geki (PG) = BP8
Ponto Horário (PH) = BP3

Sentido da Energia:

Pés - Tronco = centrípeto

Horário:

Das 9 às 11 horas, encontra-se com a máxima energia, é o horário adequado para sedação e o horário seguinte, é bom para tonificá-lo.

Trajeto:

Nasce na borda interna do hálux, ângulo ungueal, no ponto BP1 (Yin-Po) e termina no ponto BP21 (Ta-Pao), que está localizado no sétimo espaço intercostal sobre a linha axilar.

Relações:

O Meridiano do Baço-Pâncreas se relaciona com os seguintes meridianos:

Estômago - seu acoplado;

Circulação da Sexualidade, Coração, Triplo Aquecedor, Fígado, Pulmões e Rins.


Insuficiência de Energia

Quando o meridiano do Baço-Pâncreas está com pouca energia, temos os seguintes sintomas:
Tensão abdominal, anorexia, aerocolia, falta de sede, digestão lenta, diarréia, vômitos, dores abdominais, falta de concentração, fraqueza dos membros, náuseas, ascite, insônia, etc.

Excesso de Energia

Sintomas:

Abdome doloroso, constipação, sensação de tensão no tórax e abdome, angústia, dores nas articulações, icterícia, eructações, febres, mágoas, etc.


Pontos Principais e Suas Indicações

BP2

Meteorismo, Distensão Abdominal, Afecções Febris, Dores Abdominais, Anorexia, Vômitos, Hipoidrose, Diarréia, Gastralgia, Coma, Edema dos Pés, Sensação de Plenitude do Tórax.

BP3

Paralisia de Pernas, Náuseas, Vômitos, Diarréia, Prisão de Ventre, Sensação de Calor e de Peso no Corpo, Edema, Gastroenterite Aguda, Afecções do Estômago com Distensão Abdominal, Palidez Extrema.

BP4

Afecções do Estômago Com Vômitos, Dores Abdominais, Diarréia, Algomenorréias, Gastralgia, Enterites Aguda e Crônica, Endometrite, Menstruação Irregular, Dor no Pé e no Tornozelo, Convulsão.

BP5

Afecções do Tornozelo, Palpitação, Estupor, Insônia, Depressão, Manias, Distensão Abdominal, Borborigmos, Vômitos, Diarréia, Anorexia, Afecções da Parte Óssea, Dor Muscular, Enterite e Indigestão.

BP8

Dores Lombares, Meteorismo, Distensão Abdominal, Algomenorréia, Menorragia, Menstruações Irregulares, Edema, Polução Noturna, Dificuldade de Micção.

BP21

Dores Torácicas, Dor nos Hipocôndrios, Dores Generalizadas Pelo Corpo, Fraqueza dos Quatro Membros, Asma e Dispnéia.

Veja Também:

EFT - Um Curso Para Curar a Sua Vida


Receba uma AMOSTRA GRÁTIS do Ebook CURA-TE PELA ACUPUNTURA SEM AGULHAS !

Acesse o Formulário abaixo e não se esqueça de verificar a sua Caixa de E-mail!


© 2016 ACUPUNTURA TOTAL
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora